
Reunião multiprofissional – maio 2015
Uma das atividades mais importantes das equipes de Cuidados Paliativos é a reunião multiprofissional. Nesse encontro periódico a equipe discute o diagnóstico e estratégias de abordagem que estão sendo realizados nos pacientes e define o que será feito dali para frente.
Normalmente a apresentação do caso é feita pelo médico responsável, que oferece as informações médicas a respeito do diagnóstico, sintomas relatados pelo paciente e tratamentos médicos utilizados até o momento. Em seguida toda a equipe fica à vontade para complementar as informações e expor opiniões pessoais a respeito do caso. No final é feito o fechamento da discussão pelo coordenador da reunião, sendo então definidas as estratégias que serão abordadas.
Uma reunião como essa possibilita uma troca de experiências valiosa. Os olhares diferentes de cada profissional sobre o mesmo paciente permitem que a abordagem seja muito mais individualizada e ampla, e portanto aumenta imensamente nossas chances de ajudá-lo. Além disso, é uma forma extremamente saudável de compartilhar angústias pessoais e dúvidas, havendo portanto um caráter de suporte mútuo entre os membros da equipe. Esse suporte fortalece cada membro como indivíduo, e acaba por dar sustentação a um trabalho mais coerente e eficaz.
As reuniões multiprofissionais são a materialização de um conceito poderoso e motivador: “Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos”.
12 de maio de 2015 às 13:57
quando eu ainda er a estudante ,já participava de reunioes multiprofissionais, e era muito produtivo não só para o paciente como para todos os profissionais. Aprende-se a ver a pessoa, a situação com mil olhos de diferentes nuances e o cuidado fica personalizado, com calor humano e com sobretudo profissionalismo. foi e é uma lição ate hoje. as pessoas não sao setorizadas,não são pedços sem vida e sentimentos. Essa visão holistica deve ser levada a todo e qualquer ambiente seja ele hospitalar, asilar ou residencial.parabens a todos que se dispoe a ver a vida/morte com outros olhos.
CurtirCurtir
12 de maio de 2015 às 23:00
Obrigada pelo comentário, Nídia! Concordo completamente! Um abraço!!!
CurtirCurtir