No Final do Corredor

histórias, experiências e lições de vida

15 de abril de 2018
Ana Lucia Coradazzi

5 comments

Um Toque de Médico

A palestra do Dr. Abraham Verghese, no TED abaixo, não deveria ser impressionante. Não deveria trazer nada de novo, nada de curioso a respeito da relação entre médicos e seus pacientes. Afinal, ele apenas fala sobre a importância de tocarmos nossos pacientes, de ouví-los, de buscarmos a conexão necessária para o diagnóstico correto e, consequentemente, o tratamento mais adequado. Trata-se do básico que aprendemos, desde os primeiros anos de formação, na Faculdade de Medicina.

No entanto, suas palavras nos tocam muito além do toque do médico: elas tocam o coração. Isso porque todos sabemos o quanto abrimos mão da história clínica bem feita e do exame físico cuidadoso em nome da disponibilidade cada vez maior de tecnologias e novas estratégias. E todos sentimos que estamos perdendo algo… mas o quê? É exatamente sobre esse elo perdido que nos fala o Dr. Verghese. A fala dele está em inglês, mas o texto foi todo traduzido para o português, caso seja necessário para a compreensão dessa bela lição a respeito de médicos, pacientes e a transformação ritualística que o contato físico entre eles pode viabilizar. Vale a pena.

*para acessar o video com legenda em português, basta clicar no ícone no canto inferior direito (que tem um balão com três pontinhos) e selecionar “Português”.

 

5 comentários sobre “Um Toque de Médico

  1. Lindo demais,todos médicos deviam ler…

    Curtir

  2. Não sou médica. Sou paciente, sou jornalista, trabalho para médicos, mas não sou médica. Fiquei profundamente emocionada com este video. Agradeço muito por tê-lo compartilhado! Adoro seu blog!

    Curtir

    • Muito feliz com suas palavras, Vanusa! Esse video é realmente um presente para todos: médicos, pacientes, e qualquer pessoa que se emocione com a grandeza das relações humanas! Obrigada pelas palavras carinhosas! Um abraço enorme!!!

      Curtir

  3. Ana ! Estou pasma ! Inenarrável minha gratidão por ter acesso à esse vídeo através de seu blog maravilhoso ! Quanto aprendizado , quanta experiencia ! poderia nomeá-lo de ” a medicina através dos 5 sentidos ” heheheh Dei pause , algumas vezes para procurar o significado de alguma palavra para melhor compreender esse contexto ! Vejo , o quanto nós, profissionais da área da saúde temos sempre que aprender , o quanto precisamos nos atualizar ou até sair da rotina as vezes fazendo um atividade diferente , para não cair no jeito automático de atender um paciente após o outro ! O quanto um toque faz a dierença ! o quanto um ritual , que as vezes menosprezamos faz a diferença! Gratidão Ana ! Abraço carinhoso !!

    Curtir

    • Eu é que agradeço, Mônica! Quanto mais ouço palavras como as suas, mais me convenço do quanto podemos ainda melhorar nossa assistência aos pacientes, e mais ainda o quanto podemos melhorar como seres humanos que somos. A gratidão é toda minha! Um grande abraço!!!

      Curtir

Deixe um comentário

Os campos obrigatórios são marcados com *.