No Final do Corredor

histórias, experiências e lições de vida

first

Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes

Os Sete Hábitos

O livro Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes do autor Stephen Covey, aborda sobre a mudança de comportamento.

Covey preconiza a necessidade de aprendermos a realizar as mudanças de dentro para fora, alterar nossos paradigmas sobre a forma de como interpretamos o mundo e o que fazer para desenvolver hábitos eficazes para que possamos atingir os objetivos e melhorar nossa educação financeira.

Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes abrange princípios fundamentais da eficiência, princípios baseados em nosso caráter.

Covey apresenta que devemos mudar a maneira como nos enxergamos e ao mundo sob as crenças que nos são ensinadas ao longo da vida.

O autor apresenta o princípio do equilíbrio P/CP, da necessidade de equilíbrio entre P (produção) e CP (a capacidade de produzir), através da fábula de Esopo:

“Um fazendeiro pobre descobre um ovo de ouro no ninho da sua galinha. Ele não conseguia acreditar na tamanha sorte que teve. E cada dia que passa, aparecia um novo ovo de ouro, tornando-o milionário. Mas ao passar do tempo, o fazendeiro ficou impaciente e decidiu matar a galinha para obter todos os ovos de uma vez, sem ter que esperar um dia após o outro. Mas, ao abrir a galinha, ele vê que não tem nenhum ovo de ouro dentro do corpo.

Muitos acreditam que ser eficiente é tirar todos os ovos da galinha muito rapidamente. Porém, é contar com os ovos e cuidar da galinha que os produz. Veja quais são os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes:

Hábito 1 – Seja pró-ativo

Ser pró-ativo significa apoderar-se da responsabilidade por sua própria vida, exercer a habilidade de selecionar sua resposta frente a qualquer estímulo.

Hábito 2 – Comece com um objetivo em mente

Este é o hábito da liderança pessoa. Indica a necessidade de iniciar cada dia com um entendimento claro de seus objetivos e sonhos desejados

Hábito 3 – Primeiro o mais importante

Este hábito nos leva ao controle de nosso tempo. Para que possamos ser realmente efetivos, devemos organizar nosso tempo ao redor de nossas prioridades.

Hábito 4 – Pense Ganha/Ganha

Esta baseado no princípio segundo o qual a vitória de uma pessoa não necessariamente acontece as custas da derrota de outra. Ambas as partes podem sair de um acordo beneficiadas.

Hábito 5 – Procure primeiro compreender, depois ser compreendido

Este é o hábito da comunicação efetiva onde devemos criar empatia para que possamos aprender a escutar e entender melhor as pessoas.

Hábito 6 – Crie Sinergia

O hábito implica na cooperação criativo e no trabalho em equipe, pessoas com mentalidade ganha/ganha com empatia aproveitando suas diferenças. Sinergia significa que o todo é mais do que a soma das suas partes.

Hábito 7 – Afine o instrumento

Este é o hábito da auto-renovação, da manutenção de nossos instrumentos para que possam continuar funcionando adequadamente.

Enfim, é um livro que fala sobre a delicadeza e seriedade com que devemos tratar a nós mesmos, em primeiro lugar. Vale muito a pena ler. E reler quantas vezes for preciso.

2 comentários sobre “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes

  1. Enorme conteúdo neste livro. Lê-lo nos torna fortes.

    Curtir

Deixe um comentário

Os campos obrigatórios são marcados com *.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: