O livro Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes do autor Stephen Covey, aborda sobre a mudança de comportamento.
Covey preconiza a necessidade de aprendermos a realizar as mudanças de dentro para fora, alterar nossos paradigmas sobre a forma de como interpretamos o mundo e o que fazer para desenvolver hábitos eficazes para que possamos atingir os objetivos e melhorar nossa educação financeira.
Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes abrange princípios fundamentais da eficiência, princípios baseados em nosso caráter.
Covey apresenta que devemos mudar a maneira como nos enxergamos e ao mundo sob as crenças que nos são ensinadas ao longo da vida.
O autor apresenta o princípio do equilíbrio P/CP, da necessidade de equilíbrio entre P (produção) e CP (a capacidade de produzir), através da fábula de Esopo:
“Um fazendeiro pobre descobre um ovo de ouro no ninho da sua galinha. Ele não conseguia acreditar na tamanha sorte que teve. E cada dia que passa, aparecia um novo ovo de ouro, tornando-o milionário. Mas ao passar do tempo, o fazendeiro ficou impaciente e decidiu matar a galinha para obter todos os ovos de uma vez, sem ter que esperar um dia após o outro. Mas, ao abrir a galinha, ele vê que não tem nenhum ovo de ouro dentro do corpo.
Muitos acreditam que ser eficiente é tirar todos os ovos da galinha muito rapidamente. Porém, é contar com os ovos e cuidar da galinha que os produz. Veja quais são os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes:
Hábito 1 – Seja pró-ativo
Ser pró-ativo significa apoderar-se da responsabilidade por sua própria vida, exercer a habilidade de selecionar sua resposta frente a qualquer estímulo.
Hábito 2 – Comece com um objetivo em mente
Este é o hábito da liderança pessoa. Indica a necessidade de iniciar cada dia com um entendimento claro de seus objetivos e sonhos desejados
Hábito 3 – Primeiro o mais importante
Este hábito nos leva ao controle de nosso tempo. Para que possamos ser realmente efetivos, devemos organizar nosso tempo ao redor de nossas prioridades.
Hábito 4 – Pense Ganha/Ganha
Esta baseado no princípio segundo o qual a vitória de uma pessoa não necessariamente acontece as custas da derrota de outra. Ambas as partes podem sair de um acordo beneficiadas.
Hábito 5 – Procure primeiro compreender, depois ser compreendido
Este é o hábito da comunicação efetiva onde devemos criar empatia para que possamos aprender a escutar e entender melhor as pessoas.
Hábito 6 – Crie Sinergia
O hábito implica na cooperação criativo e no trabalho em equipe, pessoas com mentalidade ganha/ganha com empatia aproveitando suas diferenças. Sinergia significa que o todo é mais do que a soma das suas partes.
Hábito 7 – Afine o instrumento
Este é o hábito da auto-renovação, da manutenção de nossos instrumentos para que possam continuar funcionando adequadamente.
Enfim, é um livro que fala sobre a delicadeza e seriedade com que devemos tratar a nós mesmos, em primeiro lugar. Vale muito a pena ler. E reler quantas vezes for preciso.
10 de maio de 2015 às 08:14
Enorme conteúdo neste livro. Lê-lo nos torna fortes.
CurtirCurtir
10 de maio de 2015 às 08:48
Concordo, Jorge! Um livro fantástico! Abraços!
CurtirCurtir