Slow Medicine e Cuidados Paliativos

A Slow Medicine preconiza a prática da Medicina sob o véu da sensatez, do bom senso, da individualidade. Já a Medicina Paliativa… também! Em muitos aspectos as duas áreas se interceptam e se completam, numa confluência de valores extremamente rica, como pode ser percebido no excelente texto de Vera Bifulco (link abaixo).

Há cada vez menos espaço para a prática médica “única para todos” (do termo inglês “one fits all”). A aplicação indiscriminada de condutas técnicas, por mais precisas que sejam, já não é mais sinônimo de competência profissional e pode, inclusive, ser interpretada como falta de sensibilidade por parte do médico. Tanto a Slow Medicine quanto a Medicina Paliativa têm em seus valores mais básicos o reconhecimento da heterogeneidade, complexidade e individualidade humanas. Nada mais compatível com nossa natureza mais íntima.

http://slowmedicine.com.br/opiniao-do-especialista/slow-medicine-e-cuidados-paliativos-uma-confluencia-de-valores/

Deixe um comentário

sobre mim

Sou Ana Coradazzi, médica oncologista clínica e paliativista. Apaixonada desde sempre pela escrita e seu impacto na vida das pessoas, decidi transformar as inúmeras experiências valiosas com pacientes oncológicos em histórias, que divido aqui com todos vocês.

Artigos Recentes