No Final do Corredor

histórias, experiências e lições de vida

23 de maio de 2015
Ana Lucia Coradazzi

no comments

Cuidados Paliativos no mundo: onde nós estamos?

Mundo e Paliativos

Um dos indicadores-chave da disponibilidade de serviços de Cuidados Paliativos eficientes num país é o uso médio de morfina por pessoa. Há uma enorme variabilidade no consumo desses medicamentos per capita, justificada pelas numerosas barreiras à sua utilização em diversas regiões. Entre as principais dificuldade estão regulamentações demasiadamente restritivas, indisponibilidade de formulações orais, sistemas de distribuição inadequados, falta de conhecimento dos prescritos, medo/preconceito dos pacientes ou familiares, custo, entre outras.

No que diz respeito a pacientes oncológicos, o Brasil vem mostrando uma melhora significativa nos cuidados a esses pacientes, observada por exemplo no uso per capita de morfina. Apesar disso, há grande heterogeneidade nas indicações e acesso aos medicamentos no país, que deve ser minimizada através da disseminação da informação, capacitação de profissionais da saúde para lidar com Cuidados Paliativos e melhorias nas políticas públicas que regulamentam a distribuição de opióides.

A Organização Mundial de Saúde publicou, no final de 2014, um atlas com os principais dados relacionados aos Cuidados Paliativos no mundo, incluindo distribuição de pacientes com indicação de tais cuidados e indicadores de disponibilidade dos mesmos em cada região. O Atlas pode ser acessado gratuitamente no link abaixo:

http://www.who.int/nmh/Global_Atlas_of_Palliative_Care.pdf

Deixe um comentário

Required fields are marked *.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: