No Final do Corredor

histórias, experiências e lições de vida

13 de junho de 2015
Ana Lucia Coradazzi

4 comments

“Não Faça o Mal”

Henry Marsh

O internacionalmente famoso Dr. Henry Marsh publicou recentemente um livro de memórias que promete ser um marco na história médica. No livro “Do No Harm” (Não Faça o Mal), ele confessa erros que cometeu (e consequentes arrependimentos) durante seus longos anos de uma carreira bem sucedida. Marsh descreve, com uma sinceridade quase brutal, uma coleção de tragédias que emocionam os leitores e nos fazem pensar em nosso papel como médicos.
A intenção de Marsh, segundo ele próprio, foi permitir que seus auxiliares e futuros neurocirurgiões evitem os mesmos erros e, mais que isso, que suas confissões façam os médicos em geral repensarem suas atitudes diante de erros e dúvidas. Marsh se questiona sobre as motivações que levam um médico capacitado e devotado a ultrapassar os limites do bom senso e, assim, impor grandes sofrimentos aos seus pacientes e familiares.

Em um de seus textos, intitulado “Arrogância”, ele descreve a história de um senhor que ele reencontra numa casa de repouso, totalmente dependente e em estado vegetativo, sete anos após tê-lo operado de um grande tumor cerebral. Marsh tratou a cirurgia como um grande evento festivo, com duração de 15 horas, muitos preparativos (como a escolha dos CDs que seriam tocados durante o procedimento) e de como ele ultrapassou seus próprios limites e acabou lesando uma artéria, causando dano neurológico irreversível e condenando para sempre seu paciente a uma vida decadente. Ele confessa que buscava a glória e a consagração como grande neurocirurgião, em vez de buscar o melhor resultado possível ao seu paciente. E se tortura por isso até hoje.
Um livro que é bem mais que uma biografia de um médico famoso: é uma reflexão sobre a condição meramente humana de todos nós, médicos ou não. Além de uma demonstração de humildade raramente vista nos dias de hoje.

4 thoughts on ““Não Faça o Mal”

  1. Bom dia, eu gostaria de informações onde posso conseguir este livro, pois tenho muito interesse em ler, mas como moro em uma cidade pequena, a livraria não tem e não encontra para fazer pedido, eu já procurei na internet, mas também não encontro.
    Aguardo retorno.

    Curtir

    • Oi, Damyana! O livro ainda não foi traduzido para o português, mas você pode comprar a versão em inglês no Brasil (www.livrariacultura.com.br) ou importar diretamente no site da Amazon (www.amazon.com). Apesar do site ser americano, eles entregam no Brasil e, mesmo com o valor do frete, fica mais barato que no site da livraria Cultura. E é bem seguro! Boa sorte! Bjs!

      Curtir

  2. TEM ALGUMA PREVISAO DE LANÇAMENTO EM PORTUGUES?

    Curtir

Deixe um comentário

Required fields are marked *.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: